Rubens Amador

De como pegar o lápis

Por Rubens Amador
Jornalista

Não acredito que muitos de nossos professores estão ensinando corretamente. Fico pasmo ante o que vejo todos os dias, e que os amigos que me leem a partir de hoje também observarão, a “ausência” dos mestres durante as aulas. Falo nos alunos que não sabem segurar um lápis para escrever corretamente. Os professores em aula veem a forma bizarra como seus alunos seguram suas canetas, mas não procuram ensiná-los como escrever segurando ao simples lápis ou caneta de forma correta. Os professores andam de pé na sala olhando os alunos escreverem, mas não dizem nada! Há sim uma forma internacional de como segurar o instrumento de escrever. Em outro jornal que escrevia, certo dia apareceu na internet a forma correta de segurar-se um lápis ou caneta de forma internacional! Eram mostradas a forma de vários ângulos. Sempre o dedo indicador vai sobre a caneta e os outros dedos ficam sem função.

Quando estive no Admissão, meu professor inesquecível por sua didática, o saudoso professor Felicíssimo Silva, a primeira coisa que nos ensinava era como segurar o lápis ou caneta. Peço aos meus amáveis leitores que, a partir de hoje, observem sempre que aparece na televisão uma aula (de que curso for) e vejam escandalizados de como seguram as canetas certos alunos (seu filho pode estar nessa cambulhada). Alguns simplesmente abraçam o lápis, ficando muito difícil saber o que estão escrevendo. Como farão uma redação? Outros metem a caneta entre os dedos de forma bizarra, como já disse, jamais corretamente, com o dedo indicador sobre o instrumento. Os alunos que assim escrevem não podem pensar adequadamente. Mas tudo isto que lhes digo acontece na frente dos professores e professoras em aulas, sem que jamais digam algo sobre o que estão vendo todos os dias. Sou dos que creem que alunos que não sabem segurar o lápis corretamente são maus alunos, estudantes que não estão interessados naquilo que fazem naquele momento. São alunos carentes de bons professores que não permitam aquela forma esdrúxula de segurarem seu lápis ou caneta. Afirmo, sem medo de errar, que esses alunos são os piores, e os professores, maus, desinteressados, a não ser de receber seus péssimos salários, o que talvez resulte no tema que abordamos. Tais mestres deveriam ser reciclados e forçados pela lei a ensinarem cada aluno pelo menos a segurar seu instrumento de escrita de forma correta.

Vejam as personalidades internacionais assinando documentos importantes, quando todos seguram a caneta adequadamente. É uma vergonha certos professores permitirem o que todos veem na televisão todos os dias. Maus alunos e péssimos professores. Testem seus filhos de como seguram sua caneta ao escrever. Vale a pena fazer isto em casa.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Charge da edição - 19 e 20/11/2022 Anterior

Charge da edição - 19 e 20/11/2022

Próximo

Momento ônix

Deixe seu comentário